
O estágio realiza-se no GIP de S. Domingos de Rana, enquadrado na equipa 5 da DIST II (intervenção socio-terriotorial da Câmara Municipal de Cascais), cuja actividade procura apoiar a população da freguesia "(...) no desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em articulação com os Centros de Emprego." (IEFP)
Conforme o relatório do levantamento de necessidades de 2009, a freguesia de S. Domingos apresenta uma série de fragilidades a diferentes dimensões - saúde, educação, habitação, económica, entre outras. Relativamente aos factores que possam contribuir para a empregabilidade da população, destaca-se a barreira linguística, a baixa escolaridade e formação, o preconceito social, bem como a fraca rede de transportes da zona, aspectos fortemente associados ao desenvolvimento litoral do município, centralizado para Lisboa, em detrimento das zonas interiores acrescido das divergências políticas enquanto única freguesia socialista num concelho social democrata.
Por outro lado, os olhares depreciativos sobre a população imigrante e oriunda de bairros sociais negam e vedam, com frequência, diversas oportunidades de inserção e provocam uma diminuição de auto-estima e confiança, conduzindo à conformação com a situação e perda de desejo de mudança. Salienta-se, assim, a relevância e importância de uma intervenção comunitária para o desenvolvimento local.

Sem comentários:
Enviar um comentário